Visite a sala de Chat e participe do Forum postando suas opiniões e experiências

29 de ago. de 2011

Visualize seu caminho para o sucesso

Por Antônio Azevedo
Ao que parece, hoje em dia muitos livros vêm com um capítulo obrigatório dedicado à visualização. O assunto já não está circunscrito à area esotérica. "Visualize o bolo crescendo... veja-o sair perfeito do forno", diz um livro de receitas que ganhei um dia desses. (O mais acabado "exemplo de psicologia", acredito.).
O presente texto sobre visualização é diferente: ao invés de simplesmente abordar os benefícios da visualização, recomendando-a, vou explicar por que ela não funciona para muita gente. Você vai ter a verdadeira história, inclusive com as falhas da visualização.
No entanto, como ela é a "quarta mola" da produtividade, conforme escrevi antes, deve saber por que a recomendo, com seus defeitos e tudo. Existem, afinal de contas, certas condições sob as quais a visualização pode ser bastante eficaz. Você vai aprender que condições são estas e como pode fazê-las melhorar sua produtividade todos os dias.
Não tire conclusões precipitadas de que a visualização não passa de teoria metafísica, sem aplicação na prática, e que não traz qualquer benefício. Pode parecer assim no início, quando estivermos comentando certos aspectos engraçados que ela tem, mas tenha a certeza de que se não tivesse nenhum valor prático e realista, não teria sido comentada neste livro. Com o desenvolver do capítulo, entenderá como funciona e como fazê-la trabalhar para você.

O que a Visualização pode fazer por você
A visualização afeta sua produtividade de várias maneiras: pode lhe proporcionar a orientação capaz de mantê-lo na trajetória de sua carreira e vida pessoal, pode reforçar a autoconfiança e fortalecer sua fé em si mesmo e em suas habilidades, pode aguçar sua perícia e elevar o nível de experiência. A visualização ajuda nas suas realizações e melhora seu desempenho.
Tão logo esteja visualizando melhor, começa imediatamente a trabalhar para você. As pequenas coisas que quer realizar a cada dia no trabalho e em casa podem acontecer com maior facilidade e freqüência, e as mais grandiosas, como seus sonhos, por exemplo, também podem vir a acontecer com maior facilidade e freqüência, emboram demorem um pouco mais. Em suma, ela proporciona incontáveis benefícios e não tem nenhuma contra-indicação.

O Conceito da Visualização
Você pode não estar bem familiarizado com o conceito da visualização, mas, ainda que esteja, vamos repassá-lo como base para nossos comentários.
Visualizando algo, pensando e vendo na imaginação esta coisa, você consegue trazer para a realidade tudo o que estiver objetivando. É este o conceito. Um exemplo comum dos proponentes da visualização é "criar uma vaga para o carro", visualizando uma área vazia no estacionamento lotado. Com certeza, quando você se aproximar da área, alguém sai da vaga e é só você ocupá-la, como se já estivesse tudo num roteiro. É esta a idéia por trás da visualização; você está "escrevendo o roteiro", está imaginando algo com antecedência para mais tarde, simplesmente, ver tudo sendo representado na vida real.
Nós vamos examiná-la por outro ângulo. Tudo o que existe hoje no mundo feito pelo homem não foi criado por alguém? Sua casa, por exemplo. Pessoas contruíram-na físicamente com serrotes, martelos, pregos etc, utilizaram vários materiais, como madeira, carros, tijolos e plástico. EStes materiais foram todos fabricados. Sua casa foi criada por algumas pessoas que fizeram as partes e outras que as juntaram.
Antes, porém, que os operários juntassem todas as partes, alguém desenhou a planta, certo? A construção de fato não começou antes de existir a planta. Que dizer que alguém, muito provavelmente um arquiteto, criou mentalmente sua casa e preservou tal criação sob a forma de planta antes do construtor criá-la na realidade.
Observe qualquer coisa que existe na sua vida. Seu carro, televisor, camisa, jornal ou seu jantar. Antes de alguém criar tudo isso na realidade, criou-as mentalmente. As palavras também funcionam assim. Antes de qualquer filosofia, crença ou sentimento se estabelecer, foi preciso alguém sonhar. Alguém em algum lugar criou a coisa mentalmente para só depois se transformar em realidade. Tudo o que existe atualmente já foi uma idéia. Você tem, portanto, a teoria de que "tudo é criado duas vezes", primeiramente é criado em pensamento e, depois, na realidade.
Com isto, voltamos à visualização. Quando visualiza mentalmente algo que, no momento, não faz parte da sua realidade, você ativa as forças necessárias para transformá-lo em real. Seu pensamento ou visão é a semente, que cresce e torna-se uma planta, que vive e respira. Assim também acontece com a sua visão. Primeiro o pensamento, depois a realidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário